Se existe algo no mundo que faz minha adrenalina subir e me deixa super nervosa, é filme de Guerra. Baseado em uma história real, Sniper Americano conta sobre a Guerra do Iraque, após o ataque das Torres Gêmeas, onde Chris Kyle (sim, ele existe mesmo, podem pesquisar), interpretado por Bradley Cooper, atirador de elite das forças especiais da marinha americana (SEALs), se alista e vai para o campo de batalha proteger seu país. Durante cerca de dez anos Chris matou mais de 160 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação na Guerra do Iraque.
O filme foi nomeado em 6 categorias ao Oscar 2015: Melhor Filme, Melhor Ator (Bradley Cooper), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
Basicamente temos um filme completamente americano na visão de americanos loucos por seu país. Chris é condecorado como herói, sendo que, na real, ele matou MUITA gente inocente. A maioria das cenas mostram Chris matando os "vilões" da Guerra. A verdade por trás de todo seu "heroísmo" não aparece no filme. No máximo temos umas três cenas dele matando inocentes, onde as mortes até são claramente justificadas, mas cá entre nós, ele deve ter matado muito mais inocente do que só três. Vemos o filme quase todo na visão de um soldado americano, não na visão de cidadãos que sofreram com a Guerra sem terem culpa de absolutamente nada.
No geral o filme é realmente bom. Admito que talvez meu amor por filmes de Guerra tenham me influenciado nessa opinião, mas de qualquer forma vejam, nem que seja só depois no Telecine. Ficamos nervosos e tristes do início ao fim. Tem muita cena tensa e o final do filme é impagável. A atuação de Bradley Cooper foi excelente! Tanto nas cenas durante a Guerra quanto nas de pós-guerra conseguimos ver os estragos causados à um soldado e também como sua personalidade e cabeça mudam quando retornam para suas casas em "segurança".
Apesar de tudo, a história de Chris Kyle é realmente muito triste e chocante. Vale a pena assistir por todo o pew pew pew (barulho de tiro) e por todas as cenas de ação.
O verdadeiro Chris Kyle, senhoras e senhores. |
0 comentários:
Postar um comentário