Liderando as indicações em 9 categorias ao Oscar 2015, - Melhor Filme, Melhor Diretor (Alejandro Gonzáles), Melhor Ator (Michael Keaton), Melhor Ator Coadjuvante (Edward Norton), Melhor Atriz Coadjuvante (Emma Stone), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) satiriza o universo da fama e do sucesso, expondo o lado cruel dos críticos e todos os problemas por trás das cortinas de uma peça de teatro.
A primeira coisa pela qual me apaixonei logo de cara foi como tudo foi filmado. Dava a impressão de que tudo tinha sido feito em uma única filmagem. Como se o diretor tivesse chegado e falado "Olha, galera, é só uma chance, uma filmagem. Não estraguem tudo.". A fotografia do filme é realmente maravilhosa e muito bem feita. Em várias cenas os rostos dos personagens eram focados, e um diálogo enorme se iniciava com aquele único foco na pessoa, o que foi muito bem pensado e dava um ar único para a filmagem.
A atuação de Michael Keaton no filme foi impecável e não deixou nada a desejar. Podemos sentir toda a confusão e dor nos olhos de seu personagem, Riggan Thomson, que caiu de super celebridade para simples ator de teatro. Desde que Riggan se recusou a estrelar o quarto filme com o seu mais conhecido personagem, Birdman, sua carreira começou a decair. Em busca do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Com muitos altos e baixos, o filme passa do drama à comédia em minutos.
Admito que eu esperava muito mais quando pensei em ver Birdman e me desapontei um pouquinho. Por mais que as atuações, a edição de filmagem e as críticas feitas no filme tenham sido excelentes, o roteiro me deixou um pouco confusa. Conversei com amigos e cada um tinha uma teoria diferente sobre o filme, e isso sempre me deixa nervosa pra saber qual é a verdadeira teoria. "Então, o que o diretor quis passar com essa cena? O que significa esse final?" Estou pensando em enviar um e-mail pro diretor pedindo ajuda.
O filme é bom e tem um elenco excelente, mas pra mim foi simplesmente bom. Não sou nenhuma crítica profissional, nem me formei na faculdade de cinema, o que tento passar nessa resenha é a minha mais sincera e simples opinião.
Se você espera um filme super ágil e superficial é melhor pensar duas vezes. O filme é complicado, profundo e até bem parado. Vale a pena ver no cinema? Por mais que eu tenha quase dormido em algumas cenas, outras foram excelentes e valeram sim! É um filme ao mesmo tempo indispensável e dispensável.
0 comentários:
Postar um comentário